segunda-feira, 29 de Abril de 2024  12:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-09-2008

Qualidade e originalidade na iniciativa promovida pela ACIB


Sobremesas com Uva promovem região da Bairrada

A Pastelaria Doce Oiã, com a sobremesa "Vinho dos deuses", na categoria Restauração e Pastelarias e o Centro Cultural de Sá, com a sobremesa "Baibaga", na categoria Particulares e Associações, foram os grandes vencedores da 2ª edição do concurso de sobremesas com uva, promovido pela ACIB (Associação Comercial e Industrial da Bairrada).

A divulgação dos premiados teve lugar na última sexta-feira, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, durante a transmissão do programa "Praça da Alegria", da RTP1.

Miguel Roque, presidente da ACIB, reconheceu a importância do certame que, para além de servir para dinamizar o sector na área da restauração e da pastelaria, ajuda a promover a própria região da Bairrada e algo que lhe está intimamente ligado - as uvas.

Realçando o facto de apenas numa semana se ter conseguido arranjar 21 concorrentes (por forma a que o concurso pudesse integrar a transmissão televisiva e dado que o concurso acontece em Outubro), Miguel Roque sublinhou tratar-se de uma acção para continuar, dado o sucesso que tem vindo a alcançar.

Ao todo, 21 sobremesas (qual delas a melhor) estiveram a concurso. Dez na categoria para profissionais de restauração e pastelaria e 11 na categoria de particulares e associações, mostrando o envolvimento e adesão a este tipo de iniciativas.

O júri, que integrou os chefes Luís Lavrador, da Escola de Hotelaria de Coimbra e Gustavo Maya e Jorge Fernandez, ambos da Escola de Hotelaria de Mirandela, tiveram em consideração requisitos como apresentação, paladar e originalidade.

Depois de uma difícil tarefa, dada a "qualidade e a originalidade" das sobremesas apresentadas, Luís Lavrador, presidente do júri, destacaria ainda a dificuldade que existe em fazer sobremesas com uvas.

"As uvas não são como outra fruta e requerem mais atenção e cuidado na elaboração de sobremesas", disse, realçando ainda a dificuldade na escolha dos vencedores: "as 21 sobremesas estão muito bem elaboradas e apresentam um grande cuidado e beleza", evidenciando o empenho e o aumento do nível qualitativo.

Foram igualmente contemplados com 2º e 3º lugares, o Hotel Paraíso, de Oliveira do Bairro, com a sobremesa "Festival de uva" e a chocolateria Chocolate Chocolate, com a sobremesa "Equilíbrio" (na categoria Restauração e Pastelarias). Maria de Luz Carvalho, com a sobremesa "Pudim de Uva" e o Centro Social Nª Sª Ó de Aguim, com a sobremesa "Vintage de Baco" (na categoria Particulares e Associações).

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®